Thursday, February 8, 2007

Adeus Natura!?


Ia eu dar uma voltinha até à Praia Azul quando dei por falta de qualquer coisa na rotunda junto ao Hotel...hum?? Onde está o painel que identifica a praia Azul como fazendo parte da rede Natura? (perguntei a mim próprio)

Não foi díficil de encontrar, lá estava ele deitado de costas com ar de quem acaba de ser reformado...numa "caminha" de caixa aberta gentilmente cedida pela Câmara Municipal de Torres Vedras.

Será que vão por um painel mais jovem, mais cheio de vigor que "gritará" a todos os que ali passam "Esta é uma zona protegida e assim deve continuar!!!!"???

Ou terei eu assistido, ainda que de uma forma simbólica, à morte anunciada e por alguns, muito poucos, desejada da praia Azul?

Será isto o principio do fim?


1 comment:

Bruno Teodoso said...

A planta de condicionantes daquela área mostra claramente que o empreendimento vai incidir sobre áreas classificadas de Reserva Ecológica Nacional (REN), de Reserva Agrícola Nacional (RAN) e Rede Natura. Existem no entanto alguns retalhos sem classificação especial, um deles ainda corresponde ao sistema dunar. Parece que as RAN permitem, mediante pedido, a construção de campos de golfe de interesse turístico. Quanto às REN não sei...

Planta de Condicionantes

Parece que já estou a antever o pior cenário!
Na área a branco sem classificação, constroem as infra-estruturas, na zona de RAN os campos de golfe e com alguma perspicácia estendem-se para a zona da Rede Natura. Será mais um daqueles projectos de interesse Nacional??? Infelizmente é a tendência actual. São exemplos disso os empreendimentos Costa Terra e Pinheirinho, no Sitio Comporta/Galé, o empreendimento Verdelago em Castro Marim, no Algarve e mais recentemente o empreendimento PescaNova em Mira.

Se vamos assistir a mais um atropelo à Rede Natura, então para que serve a mesma? Não é um mecanismo Europeu de defesa da natureza??