Tuesday, January 16, 2007

Ainda sobre a Azul...mas não só!

A praia azul está referenciada como um possível projecto que estará inserido num projecto global para toda a região oeste, alguns destes projectos já foram concretizados! A questão que se levanta, além da primordial questão do ambiente, é se estes projectos são realmente para benefício da região...(e não me venham com o argumento do emprego, que obviamente é fundamental, mas todos sabemos que muitas vezes quem mais tem é porque se calhar também é quem pior paga ao empregado) ...e com isso refiro-me à população, ou se servirá apenas, como sempre, para servir os interesses de grandes grupos económicos tais como o Espírito Santo e das autarquias, obviamente em prol de benefícios pessoais!? É que, no meio de tanto projecto para o desenvolvimento da região oeste, como eles o dizem, nunca se ouve falar em melhorar e criar novas infra-estruturas de apoio às populações, tais como os hospitais, tanto quanto sei haverá um hospital novo é certo, mas privado (CUF) !!! Então e as escolas? Poderão todos os pais pagar cerca de 500 euros por mês para ter os filhos em escolas com qualidade (não deveriam todas as escolas ser de qualidade, não será esse um direito que a todos assiste?) E alguma vez questionaram a questão do imposto municipal sobre o automóvel? Por que razão havemos nós, moradores do município de Torres Vedras, de pagar tanto pelo selo como alguém que pertence por exemplo ao município de Mafra, uma vez que estes têm de facto estradas de qualidade!? Que é feito de um complexo polidesportivo municipal, de uma boa piscina municipal? Sei lá tanta coisa a que temos direito, senão para que servem então os impostos? Para uma marioneta do Pai Natal e uma pista de gelo?! (não é que sejam más iniciativas, mas trate-se primeiro das coisas que realmente importam!)
E não, não sou contra o desenvolvimento,"evolução", como alguns lhe chamam, apenas não posso admitir que se continue a desenvolver a região em favor de algumas minorias mais abastadas; certamente que são estas pessoas que trazem e gastam o dinheiro, mas que essa mais valia financeira seja para desenvolver e ajudar as pessoas que moram na região todo o ano, criando melhores condições para o cidadão comum.

Uma vez que sou livre de me expressar, deixem-me dizer no entanto que muita da culpa passa pela grande maioria dos portugueses, pois enquanto preferirem gastar (e com todo o direito) o seu dinheiro em grandes carros, grandes televisões, grandes mansões em detrimento de um frigorífico bem recheado e por vezes em detrimento da saúde e do bem estar dos filhos não acredito que se mude alguma coisa para o bem de todos. Vejam-se os telejornais e é flagrante o estado do país, como é que é possível (e deixemos os clubismos de parte) que num telejornal se ocupe mais de 5 minutos só porque o Sporting vai mudar de relvado...enfim! FFF Fátima, Futebol e um triste Fado, terá mudado assim tanta coisa? Tempos houve em que não se podia falar, mas hoje não, hoje podemos falar, criticar e contestar...mas será que alguém nos dá ouvidos...não me parece!!!
Não mandei bater em ninguém, nem acuso ninguém mas "EU CARLITOS..." (lol) estou farto!!!


http://www.cnig.pt/SEMINARIO/Antonio%20Carneiro.pdf

3 comments:

Pai e Mãe said...

Olá Carlitos,

Tenho estado a pesquisar informação que te possa ajudar nesta cruzada em defesa da praia azul e a ameaça da construção de um empreendimento turistico de grandes dimensões.
Os links abaixo leva-te para documentos que demonstram só por si que nada com essas dimensões poderá ser construido nas zona em causa.

-Planta de sintese nº6 do POOC Alcobaça-Mafra: Demonstra que não está designado qualquer empreendimento turistico para a zona;

-Planta de condicionantes nº6 do POOC Alcobaça-Mafra: Espelha todas as condicionantes do local em causa e para lém disso identifica a zona de dunas como pertencente à Rede Natura 2000;

-Planta de pormenor da Praia Azul;

-Artigo publicado no jornal electrónico "Oeste Online" de 15-06-2000 em que este assunto já estava a ser debatido;

Continuarei a pesquisar de maneira a prestar-te apoio nesta luta.
Se quiseres entrar em contacto comigo, o meu email é gonzo.santos@gmail.com

Um abraço,
Gonçalo

Unknown said...

Se os planos como o POOC ou mesmo o PDM não forem suficientes para inviabilizar este atentado à nossa magnífica paisagem da foz do Sizandro e Praia Azul, há que ter em conta que esta zona se encontra protegida pela Legislação Comunitária, nomeadamente na Rede Natura 2000. A Azul encontra-se no extremo sul do Sítio RN2000 Peniche - Sta. Cruz, que se refere à protecção de diversos habitats prioritários de arribas , de sistemas dunares e de sapal.
Aqui ficam as designações legais para o conjunto de sistemas alvo de protecção europeia:
PTCON0056 - Peniche/Santa Cruz (8438 ha)
Habitats naturais do anexo I da Directiva Habitats - anexo B-I do Decreto-Lei n.º 140/99,
de 24 de Abril:
Recifes (1170).
Vegetação anual da zona intertidal (1210).
Falésias com vegetação das costas mediterrânicas (com Limonium spp., endémicas) (1240).
Vegetação pioneira de Salicornia e outras espécies anuais das zonas lodosas e arenosas
(1310).
Prados salgados atlânticos (Glauco-Puccinellietalia maritimae) (1330).
Matos halonitrófilos (Pegano-Salsoletea) (1430).
Dunas móveis embrionárias (2110).
Dunas móveis do cordão litoral com Ammophila arenaria (dunas brancas) (2120).
Dunas fixas com vegetação herbácea (dunas cinzentas) (2130).
Dunas fixas com vegetação herbácea (dunas cinzentas) de Crucianellion maritimae (2133).
Depressões húmidas intradunares (2190).
Prados dunares de Malcolmietalia (2230).
Matos litorais de zimbros (Juniperus spp.) (2250).
Dunas com vegetação esclerófita (Cisto-Lavenduletalia) (2260).
Prados calcários cársicos (Alysso-Sedion albi) (6110).
Subestepes de gramíneas e anuais (Thero-brachypodietea) (6220).
Grutas marinhas submersas ou semi-submersas (8330).
Espécies da flora constantes do anexo II da Directiva Habitats - anexo B-II do Decreto-Lei
n.º 140/99, de 24 de Abril:
Herniaria maritima.
Iberis procumbens ssp. microcarpa.
Ionopsidium acaule - cocleária-menor.
Juncus valvatus.
Limonium multiflorum.
Silene longicilia.
Verbascum litigiosum.
Espécies da fauna constantes do anexo II da Directiva Habitats - anexo B-II do Decreto-Lei
n.º 140/99, de 24 de Abril:
Lutra lutra - lontra.
Microtus cabrerae - rato-de-cabrera.
Esta informação já se encontrou toda resumida na net, mas agora não conheço nenhum site que contenho todos estes elementos associados.
Acredito que a haver um pouco de rigor nesta decisão a nossa praia continuará como nós a conhecemos (se não contarmos com o avanço do mar nos anos vindouros).
Continuarei atento a este processo e a este Blog, pois a mim parece-me que não só a construção de tal empreendimento é um atentado, como devia ser conferido a esta zona um estatuto de protecção especial, por ser uma das melhores representações da paisagem da linha de costa do Oeste.
Um abraço
Fred (Zombie)

Unknown said...

Oi Carlitos antes de mais quero felicitar-te por esta iniciativa, pois passaste das palavras à acção com a criação deste blog. Isto é de louvar porque muitas vezes ficamo-nos pelas intenções, o que de pouco ou nada adianta.
Em segundo lugar, esta tua acção já deu alguns frutos. Tais como, alertar o pessoal para mais uma atrocidade que prentendem cometer em nome do "desenvolvimento",i.e., da actual e selvagem economia de mercado ,em que o lucro fácil é obtido através do desrespeito pela natureza e pela humanidade. Por outro lado, também já pude constatar que o Fred no seu comentário enumera de forma clara e completa toda a lesgislação e normas comunitárias existentes que protegem a Praia Azul, o que não deixa dúvidas sobre qual o lado k tem razão.
No entanto, se ainda assim existirem planos de destruir aquilo que é de todos nós teremos de nos juntar, organizar e envolver numa luta de forma a impedir que sob a máscara de mais emprego e "do progresso" a ganância humana de um ou dois "senhores", ou de grupos económicos geralmente corruptos, destruam uma das poucas praias que faltam destruir nesta região.
Não é tarde! Ainda vamos muito a tempo de salvar a nossa Azul! Muitas assistimos passivamente a grandes barbaridades, porque temos a ilusão de que nada podemos fazer. É precisamente neste ponto que reside o poder desta gentinha mesquinha.
Mas pelo menos desta vez se quiserem arruinar a Azul vão ter k passar por cima de nós. Pois há muito k pode e irá ser feito para impedir a vitória da ganância bárbara, (capitalismo actual), sobre o bem colectivo e universal da Humanidade e da Natureza.
Grande Abraço, Rui Ferreira.
(Pikasso)